De pé, perto da cadeira, diz:
Pres: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T: Amém!
Pres: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
T: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Pres: Irmãos, reconheçamos as nossas culpas para celebrar dignamente os santos mistérios.(momento de silêncio)
Confessemos os nossos pecados:
T: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões, (batendo no peito*)por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.
Pres: Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
T: Amém!
PE: Senhor, que sois o Caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós
T: Senhor, tende piedade de nós.
PE: Cristo que sois a Verdade que ilumina aos povos, tende piedade de nós.
T: Cristo, tende piedade de nós.
PE: Senhor, que sois a Vida que renova o mundo, tende piedade de nós.
T: Senhor, tende piedade de nós.
T: Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai Todo-Poderoso, nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças, por Vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo; só Vós, o Senhor; só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
O presidente diz:
Pres: Oremos.
E todos rezam em silencio.
O sacerdote abre os braços e diz:
Pres: Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. P. Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
T: Amém.
O leitor, do ambão, faz as leituras e o salmo.
Irmãos nessa primeira leitura Deus nos convida também a ajudarmos na salvação do mundo, buscando os perdidos, sendo luz aos povos e pregando o evangelho. Ouçamos a leitura do livro do profeta Isaías.
E disse-me o Senhor: "Tu és meu servo, (Israel), em quem me rejubilarei".E agora o Senhor fala, ele, que me formou desde meu nascimento para ser seu Servo, para trazer-lhe de volta Jacó e reunir-lhe Israel, (porque o Senhor fez-me esta honra, e meu Deus tornou-se minha força).
Disse-me: "Não basta que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os fugitivos de Israel; vou fazer de ti a luz das nações, para propagar minha salvação até os confins do mundo".
Palavra do Senhor.
T: Graças á Deus
Salmo
“Eis que venho, Senhor, com prazer faço a vossa vontade!”
Esperando, esperei no Senhor e, inclinando-se, ouviu meu clamor.
Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em louvor ao Senhor.
Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos;
não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados.
E então eu vos disse: “Eis que venho!” Sobre mim está escrito no livro:
“Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!”
Boas novas de vossa justiça anunciei numa grande assembléia;
vós sabeis: não fechei os meus lábios!
Irmãos na segunda leitura São Paulo nos leva a lembrar que o Senhor está com todos nós, anunciadores de seu reino. Ouçamos a leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por chamamento e vontade de Deus, e o irmão Sóstenes,
à igreja de Deus que está em Corinto, aos fiéis santificados em Jesus Cristo, chamados à santidade, juntamente com todos os que, em qualquer lugar que estejam, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso;
A vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo!
Palavra do Senhor.
Canta-se então a aclamação ao Evangelho:
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
A palavra se fez carne, entre nós ela acampou; todo aquele que a acolheu, de Deus filho se tornou.
Evangelho
O Senhor Esteja Convosco.
T: Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João.
T: Gloria á vos Senhor.
Naquele tempo, no dia seguinte, João viu Jesus que vinha a ele e disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
É este de quem eu disse: ´Depois de mim virá um homem, que me é superior, porque existe antes de mim´.
Eu não o conhecia, mas, se vim batizar em água, é para que ele se torne conhecido em Israel".
João havia declarado: "Vi o Espírito descer do céu em forma de uma pomba e repousar sobre ele.
´Sobre quem vires descer e repousar o Espírito, este é quem batiza no Espírito Santo´.
Eu o vi e dou testemunho de que ele é o Filho de Deus".
Palavra da Salvação.
Todos aclamam:
Glória a vós, Senhor.
O presidente então óscula o livro.
Terminada a homilia, diz-se:
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu na Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém
Pres: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
T: O amor de Cristo nos uniu.
Pres: Saudai-vos uns aos outros em um gesto de comunhão fraterna.
Canto do Ofertório.
O presidente ergue e une as mãos, e diz em voz preclara:
Pres: Orai, Irmãos, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo-Poderoso.
T: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do Seu Nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.
Pres: Concedei-nos, ó Deus, a graça de participar constantemente da eucaristia, pois, todas as vezes que celebramos este sacrifício, torna-se presente a nossa redenção. Por Cristo, nosso Senhor.
T: Amém.
PE: O Senhor esteja convosco.
T: Ele está no meio de nós.
PE: Corações ao alto.
T: O nosso coração está em Deus.
PE: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
T: É nosso dever e nossa salvação.
PE: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Ele é a vossa palavra viva, pela qual tudo criastes. Ele é o nosso salvador e redentor, verdadeiro homem, concebido do Espírito Santo e nascido da Virgem Maria. Ele, para cumprir a vossa vontade e reunir um povo santo em vosso louvor, estendeu os braços na hora da sua paixão a fim de vencer a morte e manifestar a ressurreição. Por ele os anjos celebram vossa grandeza e os santos proclamam vossa glória. Concedei-nos também a nós associar-nos a seus louvores, cantando (dizendo) a uma só voz:
T: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo! O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
O Presidente estende as mãos e traça a cruz sobre as ofertas.
PE: Na verdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e + o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.
PE: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, ele tomou o pão, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos.
Após elevar a hostia a vista de todos, abaixa-a e faz a genuflexão.
Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente o deu a seus discípulos.
Após elevar o cálice a vista de todos, abaixa-o e faz a genuflexão.
Eis o mistério da fé!
T: Anunciamos a sua morte Senhor, e proclamamos a sua ressurreição. Vem Senhor Jesus.
PE: Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos por que nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir.
PE: E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.
PE ou Cc: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade com o papa Bento III e todos os ministros do vosso povo.
PE ou Cc: Lembrai-vos também dos (outros) nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós na luz da vossa face.
PE ou Cc: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a virgem Maria, mãe de Deus e São José seu castíssimo esposo, com os santos apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho.
PE: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
T: Amém!
Com qualquer oração Eucarística prossegue:
Pres: Confiantes, elevemos ao Pai a oração que o seu Filho nos ensinou:
O presidente ergue as mãos e reza com o povo.
T: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Pres: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo salvador.
T: Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre!
Pres: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
T: Amém!
O presidente, acompanho de um dos concelebrantes, parte os grandes pães.
T: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
Pres: Feliz os convidados para o banquete nupcial do cordeiro.Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
T: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.
OS CLÉRIGOS SEJAM CONVIDADOS A ENTRAREM.
ATENTAI-VOS AS RUBRICAS DA COMUNHÃO.
O presidente passa a patena a todos os concelebrantes para pegarem uma fração do pão.
Pres: O Corpo de Cristo nos preserve e guarde hoje e para sempre.
Todos os clérigos comungam do pão.
Todos assentam-se. Um concelebrante leva o cálice com vinho ao presidente.
Pres: O Sangue de Cristo nos preserve e guarde hoje e para sempre.
O presidente comunga, seguido do concelebrante, e todos os demais que concelebram e todos os clérigos.
Um dos concelebrantes pega uma patena com as frações do pão azimo e distribui aos fiéis.
Então o presidente comunga, e em seguida os concelebrantes, e logo após, ministra-se a comunhão ao povo.
Canto de Comunhão.
Após a comunhão o presidente diz:
Pres: Oremos.
E todos rezam em silencio por um instante. Então o presidente de braços abertos reza:
Pres:Penetrai-nos, ó Deus, com o vosso Espírito de caridade, para que vivam unidos no vosso amor os que alimentais com o mesmo pão. Por Cristo, nosso Senhor.
T: Amém.
Podendo haver avisos e agradecimentos, ao seu findar o presidente, de pé, diz:
Pres: O Senhor esteja convosco.
T: Ele está no meio de nós.
or e vos torne participantes da igreja celeste.
T: Amém!
Pres: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
T: Amém!
Pres: Glorificai o Senhor com vossa vida. Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
T: Graças a Deus!